sábado, 19 de abril de 2014

CARTIER.

A Cartier sempre se destacou como marca da elite da sociedade, uma marca da “Creme Del La Creme” que produz joias, relógios e peças de arte. Atualmente, assina também linhas de perfumes ampliando a variedade de produtos com o seu nome. Sua história começou em 1847, em Paris, França, quando Louis François Cartier comprou a oficina do seu mentor Adolphe Picard. Alguns anos depois, em 1853, abriu sua primeira loja somente para clientes vip. Louis estava apenas iniciando um império e lançando uma das maiores marcas de relógios e joias do mundo! Ainda em 1853, a Cartier criou o primeiro modelo de relógio da marca. Nessa época os relógios eram de bolso e os poucos relógios de pulso eram no formato de bracelete. Em 1898, Louis tornou seu filho, Alfred, sócio da Cartier e mudou o nome da empresa para “Alfred Cartier & Fils”. Após um ano, abriram uma nova casa com a máxima tecnologia possível para época: telefones e carros para entrega delivery das joias. 1902 foi o ano de explorar novos horizontes. A Cartier começa sua expansão pelo mundo por Londres e, sete anos depois, em 1909, instala uma loja em Nova York, na quinta avenida. No mesmo ano, Louis Cartier contratou o designer Charles Jacqueau, quem ajudou-o a desenvolver e a criar o estilo da linha revolucionária ao que refere-se ao movimento de Arte Moderna, a “Art-Deco”, que recebeu esse nome específico em 1925. Cartier criou, em 1904, o primeiro relógio de pulso, o modelo Santos. A Coleção Cartier Santosrecebeu esse nome em homenagem ao aviador brasileiro, e amigo pessoal de Cartier, Santos Dumont que encomendou o relógio naquele formato. Louis Cartier elevou a empresa a um alto nível de excelência, renascendo o estilo chamadoGarland Style ou “Guirland” – ornamentos de diamante montados em platina. Em 1909, a transição de estilos Garland para as formas mais modernas caracterizou-se pela eliminação progressiva volutas para designers mais lineares, introduzindo formatos básicos de geometria como quadrados, círculos e conceitos opostos desses dois elementos dentro do design. No começo as cores da Cartier eram, basicamente, toques suaves, as prediletas eram a combinação de branco com preto, preto com verde, e particularmente, azul e verde, porém essas cores eram mais usadas nos relógios de mesa. Apesar de assinar linhas completas de joias e até mesmo perfumes, muitos dizem que o melhor produto da Cartier são seus relógios. Os que têm mais prestígio também. O segredo do relógio da Cartier está na perfeição combinada com sofisticação tecnologia. Alguns dos fornecedores, em 1980, eram os reconhecidos Audemars Piguet e Vacheron Constantin. Já no começo do século XX, passa a integrar a equipe da grande marca o melhor e mais renomado relojoeiro Brédillard, Dagonneau and Prévost. A legendária casa da Cartier foi construída em seu aniversário de 150 anos (em 1997), o evento serviu de exemplo de como a Cartier é “O Rei das joias e as joias do rei”. O processo criativo das mais luxuosas encomendas feitas por famílias reais da Espanha, Inglaterra e Portugal sempre são pedidos fortíssimos da marca. A atriz Liz Taylor ganhou um espaço especial na coleção. Um extrato de vídeo exibe a atriz sendo presenteada pelo marido com um luxuoso colar de esmeraldas a bordo de uma lancha. Louis-François Cartier, de manter um estilo próprio que faz com que suas joias sejam reconhecidas facilmente. As evoluções da marca passam desde as peças destinadas a realeza até o estilo moderno, geométrico e abstrato. Resumo: Louis-François Cartier foi um joalheiro e relojoeiro que iniciou a Maison Cartier em 1847, quando herdou de seu mestre Adolphe Picard o ateliê de jóias de rua Montergueilem Paris, e patenteia sua própria marca, o famoso coração entre suas iniciais L e C num losango, em Paris. Em 1904 Louis Cartier cria o primeiro relógio de pulso masculino, a pedido de seu amigo, o aviador brasileiro Santos Dumont.1 Porém, só em 1911 esse relógio começa a ser comercializado e hoje, mais de 90 anos depois, a coleção de relógios Santos Dumont conserva todos os seus parafuso.E mais tarde foram criados os Rolex, onde cada relógio é simbolizado pelo diamente que possui, quanto mais diamantes, mais é elevado seu valor.Um Rolex simples sem pedras está em torno de 100 mil reais aqui no Brasil.