segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DO NATAL.

A História do Natal: das tradições cristãs ao paganismo O Natal é uma das datas mais celebradas mundo a fora, porém cada civilização possui sua própria crença do que seja o Natal. Hoje vou postar algumas fotos retomar a história da data e as tradições de cada cultura.
Etimologia da palavra Natal Antes de qualquer coisa, é importante voltarmos à origem da palavra Natal que, em latim, é nãtãlis e é derivada do verbo nãscor, que significa nascer. É interessante saber também que, em francês, fala-se noël e que a palavra inglesa Christmas é originada do termo Christes maesse (Christ’s mass‘) que significa missa de Cristo. A origem do Natal O Natal, uma das festas mais tradicionais da cultura cristã, comemora o nascimento de Jesus Cristo. Porém, estima-se que o primeiro Natal tenha sido comemorado no Egito, já que a festa ainda não fazia parte do calendário cristão. Mais tarde, em Libério, teria acontecido o primeiro Natal cristão.
A origem do Natal, contudo, consta no calendário romano, no qual era comemorado o nascimento do Deus Sol e, posteriormente, de Jesus Cristo. Os cristãos comemoram a data em 25 de dezembro, já os países eslavos e ortodoxos, que seguem o calendário juliano, comemoram o natal em 7 de janeiro. O Natal para os romanos A civilização romana comemorava, dia 25 de dezembro, o nascimento do deus Sol, o “Natalis Solis Invcti” que significa “O Nascimento do Sol Invencível”. Além disso, segundo o Brasil Escola, também era comemorado, entre os dias 17 e 24 de dezembro, a Saturnália, celebração “cercada de muita comida e bebida onde as normas do mundo formal eram subvertidas com o intuito de promover a renovação dos valores por meio de festas marcadas pela inversão dos padrões vigentes”.
Após a oficialização do cristianismo no interior do Império Romano, o nascimento de Cristo passou a ser comemorado pelos romanos. Para eles, Jesus era “O Messias” e convertia as pessoas, salvando-as espiritualmente. Com o passar do tempo, a cultura romana, suas festas e divindades, influenciaram o cristianismo. O NATAL PARA OS CRISTÃOS.
A religião cristã é formada por pessoas que, como o próprio nome sugere, acreditam em Jesus Cristo. A data de seu nascimento, 25 de dezembro, é até hoje comemorada por seus seguidores. Porém, não consta na Bíblia (livro cristão) que Jesus tenha nascido, realmente, no dia 25. A data foi escolhida por autoridades cristãs e reconhecida mais tarde pelo Papa Julius I. Segundo a Bíblia, Jesus nasceu em uma noite tranquila, em um estábulo em Belém, na Judéia. Maria teria criado uma manjedoura para servir como berço para o seu filho. O livro cristão conta ainda que Maria já havia sido avisada, pelo anjo Gabriel, que seria mãe do filho de Deus, o esperado Messias. A TRADIÇÃO NATALINA HOJE.
O Natal como conhecemos hoje mescla as festividades cristã às pagãs. A Árvore de Natal, por exemplo, é uma tradição que surgiu não se sabe bem como. Algumas das hipóteses, segundo o Wikipedia, são: Durante o Solstício de Inverno eram usados de ramos verdes e árvores eram adoradas. Na Alemanha, o padre e autor da Reforma Protestante, Martinho Lutero, teria pegado um pequeno pinheiro e enfeitado-o com velas acesas que foram afincadas nas pontas dos ramos. Com isso, ele consegueria mostrar aos seus filhos e esposa como deveria ter sido o céu na noite do nascimento de Cristo. Na Roma Antiga, os romanos penduravam máscaras de Baco, deus do vinho e das festividades, em pinheiros para comemorar a Saturnália. Já o Presépio de Natal teve origem cristã, já que a Igreja utilizava essas pequenas esculturas para doutrinar seus fiéis. É consenso geral que o Presépio é o único símbolo do Natal inspirado no Evangelho.
Além da Árvore de Natal e do Presépio, temos a iluminação de edifícios, decoração de casas, guirlandas e, claro, o Papai Noel. O Papai Noel Papai Noel ou Santa Claus, em inglês, que, se traduzido para o holandês, Sinterklaas, significa São Nicolau, foi o nome dado a um importante personagem natalino.
Conhecido por sua generosidade e preocupação com as crianças, o bispo Nicolau foi santificado. São Nicolau, em seus trajes de bispo, distribuía presentes e sempre perguntava às crianças se elas haviam se comportado bem naquele ano. Ele se tornou bastante conhecido na Europa e 6 de dezembro passou a ser o dia do santo, no qual muitas pessoas distribuíam presentes em seu nome. Posteriormente, durante a Reforma Protestante, algumas pessoas começaram a distribuir presentes em nome do Menino Jesus e, por isso, a data das doações dos presentes passou a ser 24 de dezembro, Véspera de Natal. Contudo, o Papai Noel na figura do Bom Velhinho com suas roupas vermelhas (anteriormente, as roupas do Papai Noel eram verdes) como conhecemos hoje, foi criada nos Estados Unidos pelo cartunista germano-americano Thomas Nast. Este esteriótipo foi reforçado pela Coca-Cola. A marca, que também utiliza as cores vermelho e branco, criou uma campanha de Natal associada ao bom velhinho para tentar alavancar as vendas da bebida que sofriam grandes baixas durante o Natal (inverno no hemisfério Norte). Além de alavancar as vendas, a Coca-Cola conseguiu estabelecer o Papai Noel vermelho como um dos maiores símbolos do Natal.
*** Agora sabendo do mais lindo mundo natalino e suas extensas originalidades,eu ALEXANDRO BARVA do blog Alexandro Barva, desejo a todos os meus visitantes,amigos,clientes,amigos blogueiros(as) de todo mundo e participantes do top Fashion...........UM FELIZ DIA DE NATAL E MUITAS CONQUISTAS E SUCESSOS PARA TODOS OS SEUS OBJETIVOS SADIOS E PROVEITOSOS........ ***************************FELIZ NATAL********************************BJXX