domingo, 14 de abril de 2013

REVISTA BAZAAR.

Harper’s Bazaar é uma conceituada revista feminina de moda norte-americana, publicada pela Hearst Corporation desde 1867. Uma das mais importantes e influentes do mundo, cujo slogan é ser “a fonte de estilo para as mulheres e as mentes bem vestidas”. Mensalmente publica trabalhos de estilistas, escritores, fotógrafos e designers dentro de uma perspectiva sofisticada do mundo da moda, da beleza e da cultura popular. A história da prestigiosa revista norte-americana começou quando Fletcher Harper, um dos editores da Harper Brothers, resolveu criar revista feminina que abordasse moda e assuntos domésticos direcionada para a típica dona de casa da classe média da época. Logo após a Guerra Civil Americana, em 1867, circulou o primeiro número da Harper’s Bazar (nesta época escrita com apenas um A) e em forma de folhetim, sendo a primeira revista nesse segmento a ser introduzida no mercado americana. Estilistas como Charles Frederick Worth já causavam furor nos olhos atentos da elite americana. Nesta época, os modelos apresentados na revista ainda eram ilustrados e não fotografados. A partir de 1894, quando a primeira capa colorida da revista apareceu, além das influências da Art Nouveau, a publicação começou a utilizar belas ilustrações e fotografias para ilustrar suas páginas. A revista foi publicada semanalmente até 1901, quando se tornou mensal. Em 1913, foi comprada por US$ 10 mil (uma verdadeira fortuna para a época) pelo império Hearst de publicações, comandado por William Herast. Sob novo comando a revista foi revitalizada, principalmente com a utilização de fotografias elaboradas e especificas sobre o tema principal (moda). Somente em 1929 a revista passou a se chamar Harper’s Bazaar (agora escrito com duas letras A). Neste mesmo ano a revista ganhou sua edição britânica. Rapidamente se tornou uma revista de grande influência entre as mulheres americanas, principalmente sob a direção de Carmel Snow, que foi editora de 1933 a 1958, período em que a publicação promoveu estilismo, fotografia e ilustração. Ela foi a responsável por montar uma equipe extremamente talentosa que incluía o designer gráfico Alexey Brodovitch (responsável pela criação do logotipo da revista conhecido como “Didot”) e a editora de moda Diana Vreeland (publicou sua primeira coluna em 1936 e trabalhou na revista até 1962, quando se transferiu para a concorrente Vogue). Além disso, a equipe redefiniu o designer editorial com a utilização de espaços brancos, tipografia limpa, textos fluentes e fotografias marcantes e bem posicionadas. No ano de 1945 introduziu no mercado a Junior Bazaar, uma nova revista direcionada para mulheres mais jovens. Atualmente a revista e editada em 27 países e é vendida em mais de 90 países. Em novembro de 2011 foi lançada a primeira edição brasileira da revista com Gisele Bündchen fotografada por Terry Richardson. Publicada pelo grupo Carta Editorial (antiga editora da Vogue Brasil), tendo como editora-chefe Maria Prata.

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